O transporte público em Praga funciona muito bem, é barato e os diferentes meios de transporte disponíveis são pontuais e bem conectados. Quer você vá de metrô ou opte por ônibus, bonde ou funicular, sua passagem é sempre a mesma. Lembre-se de que a validade da passagem começa depois de carimbada. Esse é um bom incentivo para os residentes de Praga que querem deixar seus carros em casa ou para os turistas que decidem viajar pela cidade. Se você precisar descer de um veículo e entrar em outro para chegar ao seu destino, basta guardar o bilhete.
Tickets
As passagens permitem que você viaje em diferentes tipos de transporte público sem distinção. No entanto, você precisará escolher a passagem que melhor atenda às suas necessidades: há passagens por tempo e passes.
Tíquetes de horário
A compra de um único bilhete de tempo significa que você pode usar o meio de transporte por 30 ou 90 minutos. Os bilhetes de 90 minutos são perfeitos para quem precisa se deslocar da cidade para o aeroporto (e vice-versa), e os bilhetes de 30 minutos para se deslocar para o centro da cidade. O gasto máximo por unidade é, na pior das hipóteses, de 1,20 euro, para apenas 60 centavos se você tiver direito à faixa reduzida (6-15 anos ou 60-70 anos) ou zero (0-6 anos ou 70 anos ou mais).
Para a tarifa reduzida para crianças com menos de seis anos e idosos com mais de 70 anos, basta apresentar um comprovante de identidade. Por outro lado, os idosos com idade entre 60 e 70 anos terão de obter um cartão da DDP (Dopravní podnik hlavního mesta Prahy), a empresa de transporte de Praga. Se você for um turista de passagem, decida por si mesmo se vale a pena.
Passes de turista
Os passes de turista podem ser válidos por 24 ou 72 horas em sua forma curta, por um ou mais meses quando a estadia durar longos períodos de tempo. Nesse caso, também é possível estar dentro ou fora das faixas com direito ao preço reduzido, conforme descrito acima.
O gasto previsto para um passe de 24 horas é de € 4 (€ 2 para quem tem direito à redução). O preço de um passe de três dias é de 11,50 euros para todos. Um passe mensal custa cerca de 20 euros. Há uma pequena sobretaxa se estiver viajando com bagagem grande ou com carrinhos de bebê vazios.
Onde comprar ingressos
Você pode comprar ingressos em máquinas de ingressos (você as reconhecerá pela cor amarela) ou em bancas de jornal ou bilheterias nas estações de metrô.